Rota Gabriela Mistral

Durante todo primário estudei na Escola Estadual em Curitiba chamada “GABRIELA MISTRAL”, a época, não me recordo de ter estudado a importância dessa mulher, mas nunca é tarde, para aprender a respeito da professora, prêmio nobel de literatura, poeta e intelectual Lucila Godoy Alcayaga.

Neste verão conheci a Rota n. 49 – Gabriela Mistral – no vale do Elqui, saímos cedo de La Serena com nossos queridos amigos Rafer e Paula e viajamos por esta linda rota, cheia de paisagens lindas, silenciosas e desérticas.

O circuito possuí seis seções que vão das cidades de La Serena e Coquimbo ao interior do vale do Elqui (Pisco Elqui). No total, a distância aproximada da rota chega a 150 quilômetros. Um total de 19 pontos turísticos a visitar são considerados parte da rota, entre os quais lugares diretamente relacionados à vida de Gabriela Mistral. Seu local de nascimento e suas primeiras escolas, bem como pequenas cidades rurais que têm uma enorme herança de culturas pré-hispânicas que aproximam os visitantes do ambiente que inspirou o poeta.

Gabriela Mistral – Ruta Patrimonial Nº49

20200126_115512

Foi um prazer conhecer a casa- escola, os museus, ler trechos de sua poesia que contempla temas ligados a sua terra, suas origens, ao Chile e ao mundo. Gabriela era filha de professores e desde criança aprendeu o ofício, com apenas 14 anos dava aulas.

UC Lorena Amaro. “Mistral trabalhou duro na musicalidade de sua poesia. Existem os sonetos, mas também outras formas rítmicas e rimadas, que ele explorou ao longo de seu trabalho, como suas canções e rondas. Ele usou várias formas de versificação, educadas e populares, que ele sabia contemplar e densificar com sua proposta estética ”.

Poeta, política y profesora: Gabriela Mistral, de Vicuña al mundo

Foi Gabriela Mistral que em 1920 indicou a leitura de autores como Tolstói, Checov e Fiódor Dostoiévski para Pablo Neruda.

 La Nación: “Gabriela Mistral não foi a primeira a quebrar as tradições da poesia castelhana: ela encontrou a terra preparada por uma evolução que Rubén Darío começou; mas ele deu à sua obra um selo que a distingue e que está na força bíblica, no amor intenso e único, do qual derivam todas as suas canções, o carinho pelos pequenos e o sentimento da natureza, o fervor religioso, o mesmos intervalos de serenidade em que você sente o suspiro de cansaço e lentidão que deixam os espasmos. Seu amor é o criador do sol dos mundos, a imensa fogueira da qual as faíscas pulam e as claridades são derramadas, que, quando quebradas nas montanhas e nas árvores, aparecem sombras monstruosas e tendem a delicadas penumbras, atingem o topo, caem no abismo, entíbia Aquecimentos, queimaduras, luzes e ofuscamentos

Da mesma forma, o pesquisador Diego del Pozo, fala sobre isso: “Definir Gabriela Mistral ou seu trabalho é entrar em um oceano cheio de diferentes mares, correntes e profundidades. Seus elementos fundamentais podem ser tão diversos quanto os interesses humanos; no entanto, o que é sem dúvida um aspecto fundamental de seu trabalho é a atemporalidade. Ambas as poesias, como seu trabalho jornalístico, ou às vezes suas cartas, carregam uma mensagem que transcende o momento de sua escrita e se manifesta como uma voz para todos os tempos.

Escola Estadual Gabriela Mistral em Curitiba, Paraná, Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

Poeta da Garrafa

Este sítio expõem a palavra, a imagem, a voz da minha poesia. Foto: Odilon Machado de Lourenço.

XI Encontro Nacional de Estudantes de Musicoterapia (ENEMT)

Site do Encontro Nacional de Estudantes de Musicoterapia evento realizado no Brasil desde 2009!

escamandro

poesia tradução crítica

Filipe Miguel

Um mundo inteiro à nossa frente, Um olhar profundo que se sente

Beija-flor Cigano

Poesias, frases e pensamentos

Diário da Inclusão Social

A inclusão como ferramenta de transformação social

Depressão com Poesia

SOBRE SAÚDE MENTAL E POESIAS

escritora claudia isadora fernandes de oliveira

blog para divulgar meus livros e outras cositas más q ando aprontando...;)

Thiago Amazonas de Melo

Não acreditem em nada do que eu digo aqui. Isso não é um diário. Eu minto.

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: