Cognição, Música e Musicoterapia SINCAM 2010


http://www.abcogmus.org/portal/?q=node/31

Cognição, Música e Musicoterapia

Equipe de Cordenação:

Clara Márcia Piazzetta (FAP) – coordenadora geral
Noemi Ansay (FAP)
Rosemyriam Cunha (FAP)
Shirlene Moreira (SMN)
Tereza Raquel Alcântara Silva (UFG)
Thelma Avares (UFRJ)

Participação no Grupo de Estudos

A equipe do GE “Cognição, Música e Musicoterapia” elaborou um pequeno artigo para comunicar os resultados parciais do mapeamento que vem empreendendo, de acordo com a proposta geral do VI Simpósio de Cognição e Artes Musicais – SIMCAM6. Os pesquisadores interessados em participar da discussão do GE por meio do seu Blog (faça o cadastro no site da ABCM para poder postar comentários no GE) e durante as sessões específicas no SIMCAM6, poderão submeter à coordenação do GE (através do e-mail abaixo) um resumo (com até 300 palavras) sobre a sua pesquisa.

Email para submissão

gt_musterapia@abcogmus.org

Resumo

Durante o V SIMCAM surgiu a ideia da realização de Grupos de Estudos (GE) para aprofundamentos temáticos. A inter-relação entre as artes musicais e as dinâmicas do pensamento humano são os temas que fundamentam a construção de trabalhos e pesquisas que são divulgados nos simpósios nacionais e internacionais de cognição e música. Esses eventos têm reunido a comunidade científica preocupada em entender nuances do funcionamento do cérebro e da mente quando a música provoca múltiplas formas de funções e emoções no ambiente físico e subjetivo das pessoas. Entre as áreas do conhecimento envolvidos nesse campo de pesquisa encontra-se a Musicoterapia, uma ciência que utiliza a música e seus parâmetros para promover ou reabilitar a saúde das pessoas. Entende-se por saúde o bem estar físico, motor, mental, cognitivo, emocional e social de indivíduos e grupos. Por se tratar de uma área ampla no que diz respeito à pesquisa, à prática e à teoria, vários e diferentes trabalhos compõem a contribuição de estudos musicoterapêuticos no âmbito do SIMCAM.

O GE Cognição, Música e Musicoterapia traçou uma meta de estudos de modo a englobar a totalidade dos trabalhos na vertente musicoterapêutica publicados nos Anais do Simpósio de Cognição e Artes Musicais de 2005 a 2009. O objetivo proposto foi o de averiguar, entre os artigos, como o assunto música e cognição foi tratado e apreendido pelos estudiosos da musicoterapia.

Após a seleção dos trabalhos, foi realizada uma revisão dos termos e conceitos referentes a música e cognição, utilizados nas diferentes áreas de atuação da Musicoterapia como a social, a neurológica, a educacional. Como resultado, obteve-se uma classificação de expressões que foram agrupadas em quatro categorias. Para a realização destas categorias partiu-se das descrições recorrentes nos trabalhos e das especificidades da forma como as técnicas musicais de improvisação, composição, recriação e audição são consideradas na Musicoterapia, uma vez que estas são redimensionadas no campo das interações musicais terapêuticas.

As categorias até agora construídas são: I – Música e dinâmica de pensamento: favorecem, nos cenários da pesquisa, prática e teoria dos estudos musicoterapêuticos, a mobilização de estruturas psicoemocionais e esquemas de pensamento; II – Estruturas sonoro-musicais e funcionamento cerebral: favorecem, nos cenários da pesquisas em neurociência da música, prática e teoria dos estudos musicoterapêuticos, a estimulação e mobilização de estruturas cerebrais; III – Música e interação social: promovem, nos cenários da pesquisa, prática e teoria dos estudos musicoterapêuticos envolvendo a cultura e funções sociais da música; IV – Vivência dos parâmetros e elementos sonoro-musicais (ritmo, intensidade, duração, timbre, altura, melodia e harmonia): favorecem, nos cenários da pesquisa, prática e teoria dos estudos musicoterapêuticos, a ativação das funções musicais da improvisação, recriação, composição e audição, alcançando respostas terapêuticas não musicais.

Este é um estudo preliminar e essas categorias estão em formação, portanto, podem ser reorganizadas durante o SIMCAM6, quando o GE continuará seus trabalhos. Espera-se que o resultado até agora obtido possa instigar o pensamento científico de muitos colegas e deixa-se aqui o convite para que esses possam aderir a este trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

XI Encontro Nacional de Estudantes de Musicoterapia (ENEMT)

Sítio virtual do Encontro Nacional de Estudantes de Musicoterapia evento realizado no Brasil desde 2009!

escamandro

poesia tradução crítica

Filipe Miguel

Amor Desejo Sedução Romance... à vossa disposição aqui

Beija-flor Cigano

Poesias, frases e pensamentos

Diário da Inclusão Social

A inclusão como ferramenta de transformação social

Depressão com Poesia

Assumi, estou com uma doença que afeta a saúde e apaga o amável. Depressão aqui vou te descrever com informes e POESIA. A dor em forma de arte.

escritora claudia isadora fernandes de oliveira

blog para divulgar meus livros e outras cositas más q ando aprontando...;)

Blog Carol Luvizotto

Ponto de vista: Carreira Acadêmica, Pesquisa Científica e Educação

Thiago Amazonas de Melo

Não acreditem em nada do que eu digo aqui. Isso não é um diário. Eu minto.

noemiansaygmail.wordpress.com/

Poética do Cotidiano

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: