“A consciência do espaço e do tempo é afetada de um outro modo pelas novas técnicas de transmissão, armazenamento e elaboração de informações. […] As distâncias espaciais e temporais não são mais ” vencidas”; elas desaparecem sem deixar marcas na presença ubíqua de realidades duplicadas.” (p.58)
” Utilizo o conceito de ” globalização” para a descrição de um processo, não de um estado final. Ele caracteriza a quantidade cada vez maior e a intensificação das relações de troca, de comunicação e de trânsito para além das fronteiras nacionais”. ( p.84)
” O mundo da vida desintegrado graças à pressão para abertura deve fechar-se novamente, sendo que, evidentemente, dentro de horizontes ampliados. Nesse movimento os âmbitos de ação dilatam-se em três dimensões- âmbitos para apropriação reflexiva das tradições estabilizadoras da identidade, âmbitos de autonomia para a relação com os outros e com as normas da vida coletiva social, e, finalmente, âmbitos para a configuração individual da vida pessoal.”
HABERNAS, J; A Contelação Pós- Nacional. Ensaios políticos . São Paulo: Littera Mundi. 2001
Deixe um comentário