Sinagoga de Buenos Aires – Posição de mãos benção dos cohanim – Aarônica

Andando em Buenos Aires vi este símbolo no alto da Sinagoga Judaica, achei muito bonito, um gesto, um sinal manual. Fiquei pensando sobre o que podia significar. Minha sempre professora Tânia Baibich e seu amigo Profº Antônio Carlos Coelho, teólogo e grande estudioso do judaísmo responderam gentilmente que esta é  a posição de mãos dos cohanim ao dar a banção araamica  ou benção dos cohanim (benção sacerdotal).
Benção de Aarão
A Bênção sacerdotal (em hebraico, Birkat Kohanim, ברכת כהנים), também conhecida como Nesiat Kapayim (“estender as mãos”), ou Bênção aarônica, é uma oração judaica recitada durante certos serviços. Algumas denominações cristãs também a usam como uma benção liturgica, apesar de ser em um contexto e cerimônia diferentes em relação ao uso judaico.
Ela é baseada nos versículos bíblico : Fala a Arão e a seus filhos, dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel e dir-lhes-eis:)O Senhor(Eterno)te abençoe e te guarde – יְבָרֶכְךָ יְהוָה, וְיִשְׁמְרֶךָ – yevarechecha Adonai veyishmerechaO Senhor(Eterno) faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti – יָאֵר יְהוָה פָּנָיו אֵלֶיךָ, וִיחֻנֶּךָּ – ya’er Adonai panav eleicha vichunechaO Senhor(Eterno) sobre ti levante o rosto e te dê a paz – יִשָּׂא יְהוָה פָּנָיו אֵלֶיךָ, וְיָשֵׂם לְךָ שָׁלוֹם – yissa Adonai panav eleicha veyasem lecha shalom(Assim, porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei.) ( Números 6.23-27)

Noemi N. Ansay

2 comentários em “Sinagoga de Buenos Aires – Posição de mãos benção dos cohanim – Aarônica

Adicione o seu

Deixe um comentário

Um site WordPress.com.

Acima ↑

Cachorro Magro?

Cachorro magro não tem fome, tem necessidade.

Poeta da Garrafa

Este sítio expõem a palavra, a imagem, a voz da minha poesia. Foto: Odilon Machado de Lourenço.

XI Encontro Nacional de Estudantes de Musicoterapia (ENEMT)

Site do Encontro Nacional de Estudantes de Musicoterapia evento realizado no Brasil desde 2009!

escamandro

poesia tradução crítica

Diário da Inclusão Social

A inclusão como ferramenta de transformação social

Expressão com Poesia

Transformar a dor em arte é o meu lema. Escrevo poesias e prosas sobre a vida para dias com mais beleza, leveza e fé. Entre, sente e sinta essa expressão.

Thiago Amazonas de Melo

Não acreditem em nada do que eu digo aqui. Isso não é um diário. Eu minto.

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress