http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL701038-5604,00.html
Deficiente auditivo recebe título de mestre na UFPR
Alisson Fernandes dos Santos defendeu a dissertação na UFPR com ajuda de intérprete. Com problema congênito que lhe causou surdez profunda, ele aprendeu leitura labial.
Aos 32 anos, formado em farmácia e bioquímica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Alisson Fernandes dos Santos acabou de receber o título de mestre em ciências farmacêuticas com ênfase em análises clínicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Santos era aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFPR e através do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne), a universidade ofereceu apoio com a intérprete Noemi Nascimento Ansay, que atuou em dois seminários preparatórios e na própria defesa da dissertação – já que a surdez de Santos é bilateral (dos dois lados) e ele se comunica apenas via leitura labial.
Ele acrescentou que ainda quer fazer doutorado. “Sempre tive dificuldade em todas as etapas, mas sempre as superei com o apoio familiar. As barreiras são muitas e as pessoas não podem desistir, ninguém pode atrapalhar a nossa vontade de crescer”, afirmou.
Para defender a tese na UFPR, Santos apresentou o trabalho oralmente e expôs o material em power point para que os professores da banca pudessem acompanhar e tirar alguma dúvida. Para isso, ele contou com a ajuda de uma intérprete do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais da UFPR.
O trabalho de Santos será apresentado ao longo dos próximos meses no 20º Congresso Internacional de Química Clínica e Medicina Laboratorial e no 35º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, em Fortaleza (CE).
Ai que lindo Noe!!!>Parabéns a ele e a você também!>>BjoS!
CurtirCurtir
Oi amiga !!>Lindas as fotos da viagem!!>Que benção !!>Seu blog é benção!!>Bjusssss….
CurtirCurtir
Este comentário foi removido pelo autor.
CurtirCurtir