Hiroshima, 72 anos de uma barbárie, onde seres humanos jogaram intencionalmente uma bomba nuclear em outros seres humanos.
Hiroshima ou Hiroxima (広島市, Hiroshima-shi) é a capital da província de Hiroshima, no Japão. É cortada pelo rio Ota (Ota-gawa), cujos seis canais dividem a cidade em ilhas. Cresceu em torno de um castelo feudal do século XVI Recebeu o estatuto de cidade em 1558.
Em 6 de agosto de 1945, foi a primeira cidade do mundo arrasada pela bomba atômica de fissão denominada Little boy, lançada pelo governo dos Estados Unidos, resultando em 250 000 mortos e feridos.
Wikipedia
Hiroshima
Quando a dor abateu teu coração
e a morte chegou sem avisar.
Quando as rosas murcharam
e teu corpo foi ferido.
Quando as casas caíram
e tuas crianças morreram.
Levantaste das cinzas,
resiliente,
plantastes rosas,
ergueste teus muros e casas.
Não importa o quanto os maus investirem,
o ódio e a vingança não compensam,
por fim o AMOR vencerá.
Noemi N. Ansay
O Memorial da Paz de Hiroshima, chamado Cúpula Genbaku (原爆ドーム) ou Cúpula da Bomba Atômica pelos japoneses, localiza-se em Hiroshima, Japão. O hipocentro da explosão atômica de 6 de Agosto de 1945 situou-se apenas a 150 metros de distância do edifício, que foi a estrutura mais próxima a resistir ao impacto.
A Cúpula Genbaku deveria ter sido demolida com o restante das ruínas, mas o fato de ter ficado praticamente intacta adiou os planos. Enquanto a cidade era reconstruída em torno do domo, sua permanência tornou-se motivo de controvérsia; alguns moradores queriam sua destruição, enquanto outros preferiam que a estrutura fosse preservada como um memorial do bombardeio.
Em 1966, Hiroshima declarou a intenção de preservar a agora chamada “Cúpula da Bomba Atómica” de forma definitiva. Trinta anos depois, em dezembro de 1996, a construção foi registrada como Património Mundial da UNESCO, baseado na Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Cultural e Natural.
Wikipédia
Deixe um comentário