Musicoterapia – Definição

O que é Musicoterapia ?

Musicoterapia é a utilização da música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, num processo para facilitar, e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.
A Musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e/ou restabelecer funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e/ou interpessoal e, conseqüentemente, uma melhor qualidade de vida, pela prevenção, reabilitação ou tratamento. (Federação Mundial de Musicoterapia Inc. 1996)

O QUE E PRECISO PARA SE TORNAR UM MUSICOTERAPEUTA?

Para exercer a profissão de musicoterapeuta faz-se necessário uma formação especializada em entidades de ensino superior.
O curso de Musicoterapia desenvolve-se em 4 anos a nível de graduação e exige formação musical prévia do candidato.
No Paraná o curso de Musicoterapia é ofertado pela Faculdade de Artes do Paraná – FAP, na cidade de Curitiba.

ONDE ATUA O MUSICOTERAPEUTA?

– Clínicas e Hospitais Psiquiátricos
– Clínicas Multidisciplinares
– Clínicas Geriátricas
– Hospitais Clínicos-Gerais
– Hospitais Dia
– Centro e Instituições de Reabilitação
– Escolas Regulares e Especiais
– Instituições Sociais e Públicas
– Consultórios Particulares
– Empresas

ÁREA DE ATUAÇÃO E FORMAS DE ATENDIMENTOS?

Num trabalho terapêutico, neste caso a Musicoterapia, é importante que o terapeuta tenha conhecimentos técnicos e sensibilidade para compreender as necessidades do paciente que se propõe a ser atendido por ele ou que ele se propõe a atender, já que cada indivíduo tem sua individualidade, portanto características que lhe são próprias inerentes a sua identidade. Sendo assim, são expostas a seguir algumas ‘áreas de atuação’ que podem ser beneficiadas pela Musicoterapia, onde cabe ao musicoterapeuta ter conhecimento e entender a área onde deseja exercer o seu trabalho, podendo assim formular seus objetivos perante cada paciente, ou pacientes, que irá atender.
Eis algumas áreas de atuação, sendo elas na área da educação, social, saúde (médica): transtornos do movimento, por exemplo: paralisia cerebral, poliomielite, amputação congênita e outros; transtornos respiratórios, exemplo: asma brônquica; transtornos da linguagem; portadores de deficiência visual, auditiva, motora e mental; traumatismos, como por exemplo: queimados, amputados e outros; doença mental, por exemplo: esquizofrenia, depressão, psicose, neurose; hemofilia; neoplasia; oncologia; distúrbios de aprendizagem; dependentes químicos; soropositivos; gestantes; idosos (geriatria, gerontologia); preventiva. Entre outras áreas, podendo o musicoterapeuta atender em empresas, escolas, hospitais, clínicas, instituições, associações, asilos, entre outros.
Além das áreas de atuação também há formas de atendimento que podem ser realizadas na Musicoterapia, eis algumas delas: a Musicoterapia individual; a Musicoterapia de grupo; terapia do casal. Podendo também ser realizado um trabalho de: preparação para o parto; preparação para cirurgia e atendimento pós-cirúrgico; Unidade de Tratamento Intensivo (UTI); Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Sendo estes são apenas alguns exemplos de onde e como podem ser realizados os atendimentos em Musicoterapia.

O QUE FAZ O MUSICOTERAPEUTA?

O musicoterapeuta avalia, planeja e desenvolve um projeto terapêutico, dentro das necessidades de cada paciente, tendo como centro das sessões algum tipo de experiência musical.
As principais técnicas são: improvisação, recriação, composição e audição musical.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

Filipe Miguel

Amor Desejo Sedução Romance... à vossa disposição aqui

Beija-flor Cigano

Poesias, frases e pensamentos

Diário da Inclusão Social

A inclusão como ferramenta de transformação social

Depressão com Poesia

Assumi, estou com uma doença que afeta a saúde e apaga o amável. Depressão aqui vou te descrever: depoimentos, reportagens, prosas e muita POESIA.

escritora claudia isadora fernandes de oliveira

blog para divulgar meus livros e outras cositas más q ando aprontando...;)

Blog Carol Luvizotto

Ponto de vista: Carreira Acadêmica, Pesquisa Científica e Educação

Thiago Amazonas de Melo

Não acreditem em nada do que eu digo aqui. Isso não é um diário. Eu minto.

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: